quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um exemplo de integração entre as mídias

A recente queda de um avião no mar próximo ao aeroporto Santos Dumont, traz evidências interessantes de como se dará a integração entre as mídias.
Usuários do TWITTER e órgãos do governo usaram o TWITTER de forma instantânea para registrar o que havia ocorrido. As informações são incompletas, truncadas e (muitas) emocionais. Mas o fato é que a 1a apuração da notícia se dá pelo próprio leitor (com todos os aspectos negativos e a subjetividade que isso traz).
A mídia tradicional faz a 2a apuração tentando trazer elementos objetivos para o evento.
Vejam a interessante apuração disponível no site da FOLHA.COM - disponível a partir das 10:05 h de hoje -> http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/08/12/aviao-cai-na-baia-da-guanabara-no-rio-de-janeiro.jhtm
"Twitter
Segundo informações do microblog Twitter da Associação Nacional dos Empregados da Infraero (Anei), que reúne as informações da Infraero, o avião é um jato Learjet, que decolou do Aeroporto Santos Dumont em direção ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (Tom Jobim).

"O Learjet decolou do SDU para o GIG, retornou ao SDU por motivo ainda desconhecido e no toque foi visto fumaça no trem de pouso traseiro", disse a associação, que afirmou ainda que as vítimas receberam os primeiros atendimentos no posto de primeiros socorros do aeroporto.

De acordo com a Anei, o Cenipa investiga o acidente.

Internautas registram a queda
Em seguida ao acidente, internautas relataram no Twitter que viram a queda do avião. "Gente... Bizarro... Aula de medicina legal, o professor olha pela janela e fala 'gente, tem um avião caindo'. Caiu na água", contou a internauta Maíra Souza. "Achei que ele estava pirando de vez né? Mas não... Quando eu fui olhar.. Um avião caiu na baía de Guanabara, na frente da minha faculdade. Tô chocada".

A internauta Anilska Lira também flagrou o acidente. "Acabei de ver um avião caindo na baía de Guanabara. Eu estava na barca e deu pra ver parte do resgate", escreveu."

Difícil negar o futuro. Teremos de conviver com a instantaneidade (e inacuracidade) da notícia. Saber lidar com informações imprecisas será uma habilidade.
Novos tempos, novas abordagens. Ainda não sabemos como será feito o caminho, mas já estamos caminhando..

Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

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