sexta-feira, 18 de junho de 2010

Debate traz alguma luz no destino das mídias

Ontem na FEA USP realizamos o segundo debate para entender o prognóstico possível para as mídias. Abaixo faço um pequeno resumo dos principais pontos.

Trouxemos os agentes mais importantes para definir o futuro - aqueles que pagam a conta: os anunciantes.
Os representantes dos anunciantes (Unilever e Santander) mostram como as redes sociais podem ajudar a construir a imagem de Marca.

1) Fernando Martins (Santander) deixa claro que é preciso correr riscos e tratar de forma transparente os conteúdos gerados pelos usuários da WEB. Entender suas críticas e sugestões de forma humilde (sem soberba ou arrogância) é o caminho escolhido para se relacionar com os consumidores nas redes sociais.

2)Betânia Gattai (Unilever) trouxe exemplos práticos de críticas as suas marcas que geraram oportunidade de relacionamento. O SAC que sempre foi o filho feio do Marketing parece estar renascendo através das redes sociais. Estar presente nas redes é uma forma ativa de conversão de clientes potenciais em clientes efetivos. Reitera que é preciso ter disposição para ouvir críticas e apresentar soluções. Com o cuidade de não ser invasivo nas relações estabelecidas nas redes.

3)João Moreira Salles fez ums defesa contundente do jornalismo investigativo como forma de contra balançar a tendência à superficialidade nas notícias. Explicou que muitas matérias na piauí (em minúscula mesmo) levam mais de 11 meses para serem apuradas. Criou um termo - SLOW NEWS - para descrever o processo.

Os anunciantes mostram que o caminho para alocar verbas publicitárias é olhar menos a audiência e mais o conteúdo.
Ficou claro que a mídia tradicional está em crise nos países europeus e nos EUA.
Entretanto a mídia on line não mostrou consistência em seus modelos de geração de receitas (exceção é o GOOGLE - mas AINDA não gera conteúdo), apesar de roubar audiência das mídias off line.
A conclusão unânime é que estão sendo construídos modelos de negócios que permitam a convivências das mídis ON e OFF LINE.
Fernando Martins ilustrou assim este momento nas mídias: Caminhante, o caminho é feito ao andar"

Um comentário:

  1. João Moreira Salles apavorou!
    O cara é muito bom! Foi um prazer conhecê-lo!
    Ele foi a grande sensação do evento!

    =)

    ResponderExcluir